BTS #3 - Dossier vs Cadernos - Qual o melhor?

12:08


Já falta menos de 1 mês para o regresso ás aulas!
Pois é meninas, nem todas nós gostamos de voltar á rotina de acordar cedo, ter aulas, ter que estudar, mas na verdade o que tem que ser, tem de ser - pensem positivo, vão voltar a estar com os vossos amigos!



Para a publicação de hoje trago-vos o terceiro "episódio" da série BACK TO SCHOOL , que é nada mais nada menos, que um "mini debate" onde vou falar (na minha opinião) quais os pós e os contras do dossier e dos cadernos escolares.





Eu não sei se vocês são como eu, mas todos os anos eu fico sempre a pensar no que será melhor para o meu estudo, se é escolher cadernos por serem simples, leves e muito faceis de utilizar, ou se utilizar dossier porque embora seja um pouco mais pesados, é mais facil andar com todas as disciplinas juntas e dá sempre um aspecto mais cuidado porque podemos ter todos os apontamentos e resumos junto daquilo que na verdade é o nosso "caderno". 
Sou vos sincera, este é um grande dilema meu nesta altura do ano. 
Mas hoje estou aqui para falar sobre cada um deles e dar os pós e os contras.


Começando pelos Cadernos

Eu gosto de cadernos, acho super fácil de utilizar porque não nos temos que preocupar com folhas soltas nem nada do que se pareça. No entanto há diferentes tipos de cadernos, os mais simples de todos que são os de capa preta, depois há uns de capa mais dura mas já têm diferentes cores e há os de argolas, que na verdade são os meus preferidos. 
E dentro dos cadernos é aqui onde a dúvida começa, o que escolher?
A minha escolha dependia sempre de acordo com a disciplina a qual iria atribuir os cadernos. 
Porque as disciplinas são diferentes umas das outras o que requerem métodos de estudo diferentes! (Exemplo: Fiz o curso Ciências e Tecnologias e em física e química eu utilizava sempre cadernos de argolas porque achava muito mais prático e confortável para resolver exercícios, do que por exemplo a português, onde o caderno já podia ser de capa simples pois o método de estudo para esta disciplina era mais teórico)  Desta forma para mim tornava-se mais fácil escolher o tipo de cadernos consoante o método de estudo da disciplina. 


Mas este dilema passava-se quando eu sabia que queria cadernos. Agora a questão é, quando eu queria dossier o que fazia?



No Dossier

Quanto á escolha do dossier não tem nada que saber, era uma capa, umas folhas uns separadores e já estava, só que nesta lenga lenga as coisas parecem simples, mas na verdade não são! 
Houve alturas em que eu preferi usar dossier, pois gostava daquele método de passar todos os apontamentos na escola e chegava a casa e passava tudo a limpo no dossier, e acreditava mesmo que ia conseguir fazer isto todos os dias. Mas a minha realidade foi certa, eu não consegui.
No inicio, quando tudo ainda era novidade, era muito fácil, chegava a casa, tinha aquela motivação de fazer tudo correto e deixar tudo bonito e é certo que o fazia , mas isto foi nos primeiros tempos quando não havia muita coisa para estudar, nem testes, nem trabalhos de casa. 
Ao final de algum tempo já nem me importava de guardar os apontamentos tirados na aula dentro do dossier. Meninas, vamos ser realistas - com as atividades extra-curriculares, com o estudo diário que se tinha que fazer, mais os trabalhos de casa, fazer os resumos para os testes, ter o nosso tempo para descansar, estar com a família e amigos... dentro das 24 horas diárias, eu achei impossível tirar um tempo para passar tudo a limpo.  Conclusão, a única coisa que passava direito ao final dos primeiros meses a usar dossier, eram os resumos da matéria para os testes. 





Relativamente á temática do dossier vs cadernos, acho que vocês já podem perceber através destes últimos parágrafos que eu prefiro cadernos. E é verdade, eu prefiro cadernos!
Mas houve uma coisa que fiz no último ano que foi, utilizar caderno de argolas para as disciplinas práticas (onde o método de estudo requeria a resolução de muitos exercícios - como matemática)  e utilizei dossier para as disciplinas teóricas (onde o método de estudo requeria a escrita - como português, biologia e psicologia) e digo-vos meninas, acho que de todos os 12 anos que já passei na escola esta foi sem dúvida na minha opinião  a escolha mais acertada, porque não tive tanto "dilema" em escolher entre o caderno e o dossier, e como as disciplinas só havia 3 disciplinas teóricas eu consegui organizar-me muito bem com um dossier. E a conclusão deste mini debate é que futuramente utilizarei dossier para as disciplinas teóricas e cadernos de argolas para as disciplinas práticas.


Mas mais uma vez, o que pode dar certo comigo, pode não dar certo com vocês, por isso se estão indecisas eu recomendo a refletirem em todas as situações que já passaram tanto com os cadernos, como os dossier e experimentarem novos hábitos, quem sabe se não encontram a o vosso ponto de equilíbrio que vos fará sem dúvida ter mais sucesso a nível de organização.



Agora deixo-vos aqui alguns pós e contras do caderno e do dossier.

 Vantagens de utilizar caderno:

  • São leves;
  • Fáceis de transportar; 
  • São a um preço mais acessível;
  • Não requerem tantos cuidados com as folhas;
Desvantagens de utilizar caderno: 

  • Podem se estragar mais facilmente com a chuva;
  • Corres o risco de perderes apontamentos caso alguma folha se solte;
  • Podes ter que utilizar mais que um em certas disciplinas;
  • Não consegues ter vários métodos de organização com um caderno;
  • É frágil;
  • Tens o encargo de andar com um portfólio visto que não se consegue anexar folhas nem fichas


                                                                         


Vantagens de utilizar dossier: 

  • Tens acesso a todas as disciplinas;
  • A capa é mais resistente;
  • O nível de organização é bastante versátil;
  • Podes anexar folhas e fichas;
  • Não tem um fim, visto que podes adicionar folhas sempre que necessário;
  • Consegues passar a limpo;
Desvantagens de utilizar dossier:

  • É mais pesado;
  • Caso as folhas se espalhem pode ser difícil encontrar a ordem correta dos apontamentos;
  • Tens a possibilidade de perder folhas, visto que elas se podem rasgar com mais facilidade;
  • Tens que estar constantemente a recarregar o dossier com folhas;
  • Não é muito econômico relativamente ao caderno;

E pronto meninas, esta é a minha opinião relativamente a esta temática. 

Para vocês entre Dossier vs Cadernos o que acham melhor?


Beijinhos 



Fontes: We Heart It |


You Might Also Like

2 comentários

  1. Eu não tenho preferência, mas utilizo um caderno para todas as disciplinas por ser mais prático, leve e não ocupa tanto espaço, visto que tenho que levar vários tipos de material de desenho, blocos de desenhos, cadernos de esboços, portátil e acessórios... fora os essenciais.

    No meu tempo "fora" da universidade sempre preferi o dossier, porque no final mais vale carregar um dossier com as disciplinas do que todos os dias levar três ou quatro cadernos para todas as disciplinas + livros.

    Muito bom post, pôs-me a pensar :3
    ~ Carla'C
    Coisinhas da Carla'C
    Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela tua opinião!
      Beijinhos linda ♥

      Eliminar

Obrigada por deixares aqui a tua opinião, é muito importante para mim e para a nossa comunidade todas as palavras, dicas, sugestões que possas dar e acredita que valorizo imenso, obrigada ♥

Os mais vistos*

Follow Us

OBRIGADA PELA TUA VISITA!

.